sexta-feira, março 09, 2007

Como eram as pinturas rupestres e como evoluiram até a escrita

As pinturas rupestres começaram primeiro com os “Geométricos” riscos seqüenciais ranhuras nas pedras das cavernas.

Depois veio a “Mão em Negativo” sua feitura era com sangue e folhas e flores esmagadas; molhava-se a mão nesta mistura e colocava-as na parede, como um carimbo, hoje esta técnica é chamada de monotipia, é uma impressão só.

Ai veio os desenhos de animais, que se acredita que a tese para este desenhos era de prender o espírito dos animais na pedra para facilitar a caça. Este período é chamado de Naturalismo.

O naturalismo acontece no período, da pré-história Paleolítico superior, onde homens eram nômade.

Então o homem começa a domesticar animais e dominar técnicas de agricultura e deixa de ser nômade, e isso faz com que se mudem as pinturas das cavernas.

Com agrupamento humano, começa-se a instaurar normas sociais, como família e grupos e nota-se que os desenhos passam a ser de danças e eventos de um determinado grupo.

Há um movimento no desenho e uma expressão interessante que é somente a visão do observador.

E isto só vai mudar no Egito quando se inclui a perspectiva do objeto desenhado que no caso eram os Deuses que tinham o corpo sempre em perfil mas os olhos eram voltados para o observador.

Voltando para pré-história, pegando o gancho do Egito, qual foi o próximo passo os denhos se tornaram mais simples e mais ágeis. Que depois evoluiu para primeira forma de escrita Hieróglifos. E aqui acaba a pré-história, e no entender do homem começa a História do ser humano.

Que com a evolução das tribos e grupos, acredita-se em uma grande seca na área do deserto do Saara que empurrou as pessoas para as margens do Rio Nilo na qual se formou uma das mais avançadas das civilizações antigas os Egípcios.