quarta-feira, março 05, 2008

Hoje eu vou falar sobre a duvida que eu tenho sobre Célula Tronco

Começou a pouco a votação no Supremo Tribunal em Brasília, para que se aprove ou não a pesquisas com embriões para obtenção de células troncos.
Certo primeiro vão as minhas duvidas, quando um casal faz fertilização in vitru, é porque eles tem dificuldades em engravidar ou até mesmo de manter uma gestação por nove meses.
Minha duvida é porque após três ou quatro meses da fecundação no vidro já se pode usar o embrião para pesquisa.
Outra coisa que eu fico pensando, se no sangue do cordão umbilical e no próprio cordão, como também na medula espinhal e apouco tempo se descobriu que na pele há células tronco teria a necessidade da utilização de embriões para pesquisa.
Deveria primeiro desenvolver um melhor conhecimento e tecnologia para o conhecimento e tratamento operacionalização do DNA, pois parece que ali conseguir-se-ia a cura para todos os males.
Outro problema, seria os caminhos que as pesquisas levarão para outros resultados e desvios dos percursos originais.
Como até aonde um embrião é a agrupado de células ou é um individuo.
Como hoje em dia boa parte dos pacientes com câncer que descoberto no início da doença tem alta chance de cura com tratamentos químicos e radiológicos. E como doenças degenerativas seguem pesquisas com outras trilhas para buscar suas curas. Eu realmente acho que se tratando de embriões e um risco maior que o necessário.

Já tem uns dois ou três anos eu fui fazer um trabalho para uma associação de médicos e pacientes de uma doença degenerativa, que era Esclerose Lateral Amiotrófica, que causava danos irreversíveis aos neurônios que há nos músculos chamados neurônios neuromusculares. Lá havia pesquisas com ratos geneticamente modificados e com aquele peixinho de aquário listrado chamado Paulistinha com excelentes resultados.
E lembrando também do avanço significativo no tratamento da AIDS com somente medicação, porque o vírus é um vírus mutante e com um couraça em volta que dificulta a penetração para destruição do mesmo vírus.
Porque outro fator que me assusta é o tipo de publicidade a ser feita, como a cura de males menores e facilmente tratados para engrossar o coro dos a favores. Como a cura de doenças tipo diabete e colesterol e pressão arterial alta. Que mediante a doenças como um câncer terminal, ou uma doença neuromuscular degenerativa ou mesmo o mal de Hauzaimer é como uma gripe leve.
Alias a gripe que nos ataca hoje com o Vírus Influença a uns séculos atrás matava muito mais que a AIDS em proporções de população e da forma de contagio que era pelo ar.
Outro ponto a ser lembrado para erradicação de doenças foi a campanha mundial da Poliomielite que esta quase erradicada no mundo todo.
Para finalizar e querendo fazer uma observação, quando falei de Diabetes e da Pressão arterial e do colesterol altos; não estava me referindo aos casos muito graves e sei também quão difícil é conviver com uma doença que faz tolir o dia-a-dia de uma pessoa, mas em uma escala de gravidade todos temos que nos unir para um bem maior e uma longevidade e com melhor qualidade de vida para todos.