terça-feira, outubro 27, 2009

Rua Girassol número 152 - A Avó

Era um lugar mágico era um porto seguro não só para mim, mas como, para todos que eu conhecia e conheço.
Isso por causa de uma mulher que: O que tinha de força lhe faltava no tamanho, mas quem a conheceu não arriscava a comparar, e os que arriscaram, o arrependimento foi não somente sentido pelo dom de comandar, mas esses quase sempre com a força sentida no próprio lombo.
Me lembro uma vez de ter tomado uns safanões na rua mesmo por uma desobediência que depois vim a entender e dei razão suficiente para ela.
Casa de avó eu acho que é assim para muitos netos saudosos, mas lá tinha algo de mágico e acolhedor que todos sentiam a vontade e principalmente amados como amor que também não era condizente com a estatura daquela mulher.
Seus irmão e suas cunhadas e cunhados, primos da minha mãe, parentes do meu pai vizinhos todos passavam lá como uma regularidade cartesiana e todos se encontravam em um feriado que para mim ficou com ar Mexicano que era o feriado de finados já comentado aqui neste blog.
O que para mim fez com que esse amor entre neto e avó torna-se algo tão valioso e que levo isso para minha vida inteira é que a mecânica da Dna Damásia era a seguinte as crianças na idade já do entendimento ela era uma pessoa muito carinhosa mas muito enérgica, e conforme o mancebo ou a manceba ia crescendo o amor crescia mas o ser enérgica ia sumindo. Escrevo isso porque quando era pequeno achava que ela gostava mas do meu primo, uns anos mais velho que eu, do que de mim, mas ao atingir mais idades, acho eu quando o caráter do individuo já esta formado ela se tornou uma fonte inesgotável de amor e carinho sempre regada a um maravilhoso café ou também banqueteada com a comida dá preferência das pessoas.
Uns com Sopa de feijão para cada um, um tipo de macarrão, uns com bolos , bolinhos e assim seguia, para mim sempre uma surpresa na hora do pãozinho.
Agora que so me restam lembranças e uma certeza dessa vida alem da morte é que no céu ela deve estar colancando ordem lá em cima deixando uma saudades coletiva aqui em baixo.
Felizes os que conviveram com ela, e sábios previlegiados os que ouvirem hitorias sobre ela.