segunda-feira, outubro 15, 2007

Pós-Impressionismo

Agora eu vou escrever sobre o pós- impressionismo, esse movimento começa com alguns artistas já sinalizando dentro do impressionismo que vão tomar outras vertentes que será denominada depois pós-impressionismo. Que termina com o movimento Cubista que é iniciado por Pablo Picasso e Geoge Braque em 1907 e 1908.

Ainda neste período temos ainda o expressionismo, que origina-se na Alemanha em 1904, mas depois escreverei mais sobre ele.


Gaugin, Cezane, Van Gogh, e Lautrec, que retrata a vida parisiense, e que vem com propriedades particulares de sua pintura que não se encaixavam no impressionismo, como já havia escrito no impressionismo. “Lautrec e Degas no impressionismo era colocado somente por cronologia”

O uso arbitrário da cor.
Gauguin, no inicio era ligado ao movimento impressionista, e participou do da quinta exposição impressionista em 1880.

Mas em 1884 seus quadros já superavam em alguns aspectos a tendência impressionista.
As tintas passam a ser usadas puras e em áreas definidas e os objetos passam ser coloridos de modo arbitrário.

Gaugin participou da ultima exposição impressionista em 1886; em 1888 as características acima se acentuam bastante. Gaugin tem alguns seguidores e entre ele Maurice Denis.

Maurcie Denis elaborou uma definição da pintura moderna:

“Um quadro antes ser um cavalo, um nu, ou episódio qualquer; é essencialmente um superfície plana coberta de cores de acordo com algum padrão”.
*[ Donald Raynolds – A Arte do século XIX (p.121)]

Em 1890 Gaugin vai morar no Taiti onde ele produz algumas se suas telas mais conhecidas. Com características de cenas em espaços naturais a vida cotidiana de um povo que não tinha o peso da civilização ocidental.