domingo, abril 20, 2008

O Movivento do Dadaismo

Agora eu vou falar de um movimento artístico do século XX que na minha visão e no meu entendimento teria muito haver com esse nosso momento, é sobre isso que eu estou debruçado e escrevendo que me não me deixa atualizar este blog.
O movimento é o Dadá
Este movimento começa na primeira guerra mundial, artistas intelectuais de diversas partes contrario e desgostosos com a participação de seus países na guerra se parte para exílio em Zurique na Suíça. Esses artistas e intelectuais formam um movimento literário, para demonstrar a suas insatisfações com o fracasso da filosofia, ciências e religião existentes até então.
O nome Dadá foi escolhido pelo poeta Húngaro Tristan Tzara, ele abriu o dicionário e por acaso deixou cair o dedo na palavra dada que na linguagem infantil francesa quer dizer cavalo.
Este acaso e essa despreocupação com o nome veio de encontro com o movimento, que era o arte conceitual.
O Dadá veio para mexer e revigorar a arte contemporânea da primeiras décadas do século XX.
Duchamps colocou em uma exposição um vaso sanitário como obra, para causar polemica e abrir uma discussão sobre isso.
Com o Dadá veio também os happing ou performace artísticas em exposições e bares.
Na primeira exposição Dadaista, nos Estados Unidos, o mesmo Duchamps colocou na galeria de arte alguns meninos jogando bola entre as obras, isso foi bem colocado, pois primeiro, crianças e galerias de arte até então eram incompatíveis e segundo o artista mostrava seu desapego pelas obras com.
O que isso tudo tem a ver com os tempos de hoje.
A maior potência mundial esta em guerra com Iraque e tem tropas no Paquistão e no Afegnistão para uma eventual intervenção qual quer tipo de arte precisa ter um movimento cultural a ser seguido que norteie os pensamentos isso não esta havendo.
O mais singular dos movimentos artísticos é a moda, mas a de passarela, depois só se elege uma única tendência e todas as outras pessoas ficam iguais, ficam todas pasteurizadas.
Hora uma coisa esta na moda ai todo mundo usa, não querendo saber se fica bem se combina ou não é aquele mar de coisa igual. Ugh!
Exemplo o Tênis All Star teve um tempinho atrás agora no verão era um mar de tênis todos iguais, por ai vai corte de cabelo moicano camisa e camisetas com números calça jeans de cós baixo.