terça-feira, março 13, 2007

1. Arte na História

2. O que é Arte

Para antropologia cultural é capaz de reconstruir a organização social de um grupo humano a partir dos objetos que se preservaram.

Observa-se potes, instrumentos rudimentares de caça e pesca e urnas funerárias assim pode-se ficar sabendo como esse grupo vivia antigamente.

Muitos desse objetos expostos em museus tem utilidade evidente.

Contudo o ser humano,produz coisas que sem a imediata utilidade sempre estiveram presentes em suas vidas. É a respeito delas que perguntamos porque e para que foram feitas.

A resposta a essa pergunta nos mostra que o homem cria objetos não apenas para servi-lo utilitariamente deles, mas para expressar seus sentimentos diante da vida e mais ainda, expressar sua visão do momento histórico em que vive. Essa criação são obras de arte. E elas também contam de forma mais fiel a história daquele grupo humano ao longo do séculos.

Para o crítico de Arte Ruskin: “ As grandes Nações escrevem suas auto biografia em três volumes, 1º O Livro de suas Ações; 2º O Livro de suas Palavras; 3º O Livro de sua Arte”. E ele acrescenta: “Nenhum desses três livros pode ser compreendido sem ter os outros dois. Mas o único que se pode confiar é o último.”

Assim as obras de arte não devem ser vistas como algo de extraordinário, mas sim vistas como fator integrante da cultura humana.

As obras de arte mostram o meio que se vive, como se vive, costumes religiosos e podem fazer uma critica social, do grupo humano.

Nenhum comentário: