quinta-feira, março 08, 2007

O que a Pré-História tem a ver com os dias de hoje ?

Vamos falar de três formas de expressão - aqui eu vou tomar cuidado com o termo "artístico"um deles é pichação de muros e prédios públicos.

Pichar muros é feio perigoso também é invasão de propriedade, portanto é crime como também é crime depredar e modificar peças do patrimônio público.

Fora isso tudo sem utilidade, estou falando das pichações que tenho visto nos últimos dez anos.

No começo eram palavras de ordem contra regimes e governos autoritários, escritas em muros, que ganharam forças nos anos 60 e 70. A primeira década nos Estados Unido e na Europa por motivos estudantis, 70 no Brasil por causa dos anos de chumbo - Época da ditadura Militar .

Hoje pichar é um código feio com um português errado, tem uma tipografia feia e confusa, somente entre os pichadores do mesmo grupo que se entende, e entre grupos fica somente o desafio do lugar mais alto e também mais perigosos.

Falei muito de uma coisa, que eu não concordo e nem acho... pensando bem eu não consigo imaginar um pichador como ele vive que faz de lazer, o que pensa, eu só vejo uma marca de sujeira que é para outros limparem.

Agora vem a parte legal que é o Grafite e os Lambs ou Stickers ou Stampers

Os Grafites de São Paulo,

Em São Paulo para o Grafite tem uma espécie de galeria, que são os túneis que ligam as avenidas Rebouças, Paulista e Doutor Arnaldo, que é um espaço já consagrado pelo grafite, e isso me remonta assim as pinturas Rupestres, apesar que os grafites são feitos em muros - quer dizer do lado de fora das cavernas - São desenhos coloridos com traços fortes e linhas bem marcadas e quase sempre de outra cor ou preta, e tem suas características:

Representam cenas de cotidianas de grupos de pessoas, que quase sempre moram afastadas do centro urbano ou do centro cultural da cidade.

Tem lojas e serviços comerciais que contratam este tipo de arte para pintar a sua fachada de forma que observador saiba qual é o serviço.

Outra característica do grafite é que o desenho quase nunca tem movimento, por ser uma arte de rua, o observador e que se movimenta observando a obra.

Os Lambs
A proposta dos lambs é de ter uma arte mais comercial, pois são etiquetas ou folhas que são coladas nos muros com desenhos que se repetem, como se fosse uma logomarca, e são feitas varias cópias do mesmo desenho. O legal do Lambs, que diferente da pichação eu fico mais instigado em saber quem colou enumeras etiquetas pelas ruas e postes

Nenhum comentário: